Kujira No Kora uma obra de encher os olhos – Review

Quando eu decidi ver esse anime, eu fui sem pretensão alguma, apesar de já ter ouvido falar dele em algum canal no youtube. Kujira No Kora é um anime adaptado do mangá de Abi Umeda. Com o nome original de Kujira no Kora wa Sajou ni Utau a obra ganhou sua adaptação em anime e foi distribuído pela Netflix em 2017. A história conta com 12 episódios de 24m e até o momento com 1 temporada.

Kujira-no-Kora-wa-Sajou-ni-Utau-2
Kujira no Kora wa Sajou ni Utau

História

Somos apresentados a um mundo totalmente tomado por uma imensidão de um mar de areia, onde existe uma espécie de ilha chamada de Baleia de Lama que depois acaba ganhando o nome de Faláina. Temos Chakuro como protagonista da história, um garoto de 14 anos que vive na ilha e tem como trabalho registrar tudo que acontece na Baleia de Lama. A trama tem seu ponta pé inicial quando uma outra ilha acaba aparecendo no horizonte e um grupo de pesquisa vai ao local para buscar recursos e descobrir mais sobre essa nova ilha, entre eles está Chakuro. Nessa nova ilha é encontrada uma sobrevivente ferida chamada Lykos que acaba sendo levada para se cuidada na Baleia de Areia, o que acaba desencadeando todo o resto da trama.

Kujira no Kora 1
Baleia de Lama

Análise da Série

A primeira impressão que eu tive na obra foi ”COMO ISSO É LINDO” é sem duvidas o anime mais belo que eu já vi haha. A produção do estúdio que fez a adaptação merece muitos elogios, a forma como eles criaram o universo da Kujira no Kora é sensacional, cores, lutas, ambientação, tudo é bonito e bem fluído. Uma das coisas que particularmente eu sempre pulo quando não gosto de cara da musica de entradas e finais, porém em Kujira foi diferente. É um dos poucos animes que eu vejo exatamente os 24m de conteúdo haha infelizmente  as musicas não estão no Spotify, o que me deixou triste haha (No final da review terá o vídeo com as musicas, caro queiram ouvir). 

Kujira-no-Kora-wa-Sajou-ni-Utau-01-Large-02-min
População da Baleia de Lama

Eu particularmente sou horrível para gravar nomes de personagens, porém alguns se destacam em Filhos da Baleia e um deles é Ouni que tem participação em praticamente todos os episódios e é um peça chave na trama. O Chakuro em algumas partes acabou me dando um pouco raiva hah mas normal para todo protagonista, ele não é o mais forte  mas diferente da maioria ele tem uma grande necessidade de registrar e descobrir tudo que rege a existência da ilha e dos seus habitantes para futuras gerações. Os personagens secundários que possuem seus pequenos momentos dentro da trama, também acabam agradando, Suô é outro personagem que tem bastante influência no decorrer da história.

maxresdefault-5
Suô – Chakuro – Lykos – Ouni

No universo de Kujira a população é divida em duas ”classes” que seriam os Marcados e os NÃO Marcados, o que diferem os dois é o fato de os Marcados conseguirem usar uma forma de ”magia” chamada de Tímia que faz com que acabem vivendo menos do que os não marcados. Outro ponto chave da história são os Nus, uma espécie de organismo que se alimenta de emoções. Eu fiquei bastante satisfeito no geral pelo fato da história não ter aquela pitadas de sexualização desnecessárias e pode parecer sem sentido mas o universo de Kujira me lembrou muito cenários de RPG e até de jogos como Ragnarok.

Uma coisa que me chamou bastante atenção é a profundidade que o autor da para o universo de Kujira, todo um conceito espiritual, festival interno de comemoração, datas especiais aonde todos se reúnem para fazer algo, dando muito mais vida ao universo da série.

tumblr_p1mgyndGwf1snbyiqo1_540

Vale a pena ou não?

VALE MUITO A PENA! Até agora só falei coisas boa sobre o anime e realmente eu gostei bastante, porém para não falar que nada é ruim. Em alguns momentos de ação se tem uma leve quebra de clima com uns momentos de ”fofura” ou ”piadas” que ficaria melhor em outros momentos e claro tem um membro do Império que é TOTALMENTE retardado e forçado pra caralho, quem viu ou ver, vai logo saber quem é.

Kujira-no-Kora-wa-Sajou-ni-Utau-02-Large-43-min
Exército do Império

O final da história dessa temporada deixa muito claro que terá uma próxima. Nos últimos episódios eles expandem o universo de Kujira mais do que na temporada inteira haha, aparece um grupo rebelde, povoado novo, novo plano do império para acabar com Baleia e outros. Sem duvidas é um anime que claramente pode chegar a ter diversas temporadas, agora se terá o mesmo capricho na arte e vai conseguir fechar todas as amarras desse universo que só se expande, ai só o tempo dirá.

Notas

Roteiro: 8,5

Arte: 10

Personagens: 9

Trilha Sonora: 10

Abertura & Encerramento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s