Pluto Vol.1 – Ótimo suspense policial e Homenagem a Astro Boy

Obra do grande Naoki Urasawa, Pluto é um dos novos títulos da Panini, divulgado na Comic Con do ano passado. Com 2 volumes até o momento, o mangá esta sendo publicado de forma bimestral no valor de R$18,90, com páginas coloridas e acabamento igual a versão de Vagabond (Papel Offset, orelhas e capa cartonada). Obra completa em 8 volumes.

91R94bXZFFL

Sinopse

Em um mundo onde humanos e robôs coexistem, o poderoso robô Mont Blanc foi destruído. Ao mesmo tempo, um importante ativista protetor dos direitos dos robôs é assassinado. 

Os dois incidentes apresentam algo em comum nos locais dos crimes: chifres colocados nas cabeças das vítimas. Gesicht, um competente investigador da Europol, está prestes a enfrentar o mais tenso e complexo trabalho de sua carreira, no qual ele também é uma vítima em potencial: um dos robôs mais poderosos do mundo! – Panini
Plutov01p013

Análise da Edição

É sem duvidas uma das melhores ficções cientificas que eu já li e só estamos no primeiro volume. Acho que se você lê mangás ou curte algo da cultura japonesa, você alguma vez da ouviu falar de Astro Boy, se bobear até seus pais conhecem Astro Boy, o quão essa obra é famosa mundialmente. Pluto é uma singela homenagem a um monstro da nona arte, porém uma homenagem adulta e muito interessante. Um suspense policial de alta qualidade, em um universo altamente robótico em um nível que pessoas e róbos são praticamente identicos, tanto físicamente quanto emocionalmente.

Plutov01p067

No centro da trama temos o investigador Gesicht, que é um robó investigando o assassinato de um dos robós mais influentes do planeta e de um ativista protetor dos direitos dos robôs e ao mesmo tempo, Gesicht tem seus conflitos pessoais já que é um homem casado e vive estressado com o trabalho excessivo.

pluto-comparaison2-456

O que dizer do traço de Urasawa? é ótimo, nada exagerado mas ótimo. Sem preguiça de desenhar cenários e bastante detalhista. Infelizmente eu nunca li o mangá de Astro Boy, mas já li comentários de mais velhos dizendo notar a semelhança dos personagens de Pluto com os da obra original.  Além disso é muito interessante ver um universo onde as pessoas e os robós vivem simultaneamente, sem aquele clichê de ”maquinas de rebelando” que se vê em muitas ficções cientificas, apesar de que não necessariamente ambos vivam em total harmonia.

Vale a pena ou não?

Vale para qualquer fã de ficção cientifica e suspense policial. Pluto é acima de média em tudo. É muito interessante ver a forma como o autor mostra o universo da obra, onde robós fazem viagens, tiram férias e até conseguem ter fadiga por excesso de trabalho. Logo no primeiro volume somos apresentados a uma obra que é muito mais do que apenas robós e uma investigação, temos um drama instalado logo de cara. A população em geral fica sentida pela morte de Mont Blanc, temos a parte onde Gesicht precisa dar o recado a uma róbo de que seu marido foi assassinado em serviço, e claro o músico aposentado que toca piano e seu criado, sem palavras. Pluto é sensacional, apenas peguem. Plutov01p089

Notas

Roteiro: 5-estrelas

Arte: 5-estrelas

Capa e contracapa: 5-estrelas

Link para comprar:  Pluto vol.1

Vídeo mostrando edição

https://youtu.be/XMhFB1kwfLc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s